Publicado por: paneleiros | 06/12/2010

Sushi Vegetariano X Salmão em Extinção

Você sabia que a maior parte do salmão consumido nos restaurantes vem de fazendas marinhas?

Desde a segunda metade do século XIX , a Noruega, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores do peixe cultivado em cativeiro. O Japão e Chile  também utilizam a técnica desde 1887.

Os salmões são criados em cercos de tela de nylon, chamados “tanques rede”, que ficam presos com cordas e âncoras e armados na superfície com bóias. O regime é de engorda intensiva, com pouco espaço. Para evitar doenças causadas por vírus, fungos e parasitas e garantir o rendimento da produção, a ração é misturada com altas doses de antibióticos, fungicidas e vermicidas.

A indústria canadense gasta cerca de 7 toneladas de antibióticos em seus cultivos todos os anos. O problema da ingestão de carne de salmão com muito antibiótico é o mesmo quando se consome carne de qualquer animal igualmente contaminada com antibióticos, como é o caso do boi, frango, porco, etc.

O consumo freqüente pode desenvolver cepas resistentes de vírus que provocam doenças graves. E daí os antibióticos receitados pelo médico não fazem mais efeito e a doença se agrava.

Na verdade as populações de salmão selvagem já estão seriamente ameaçadas de extinção há algumas décadas pelo uso de pesticidas na agricultura, nos jardins, nos parques públicos, que invariavelmente chegam aos rios e contaminam a teia alimentar local. Quando não contamina e mata diretamente o peixe, o veneno altera seus padrões de reprodução ou provoca doenças irreversíveis .  O Salmão é um dos melhores indicadores de qualidade da água. Necessita de água extremamente limpa e gelada. Se ambas as condições ambientais não forem satisfeitas a população decresce rapidamente.

Frederico Brandini é oceanógrafo, professor da UFPR, foi pesquisador do Programa Antártico Brasileiro, membro do Comitê de Ciências do Mar do MCT e membro do Ocean Science and Living Resources (Unesco).

http://www.oeco.com.br


Sushi Vegetariano por Paneleiros – Novembro 2010 – Campinas/SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: